domingo, 13 de março de 2011

Regulamento

REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO:

1 – O DESAFIO SP ocorrerá no 21 de maio de 2011, seguindo cronograma estipulado, podendo o mesmo ser cancelado por motivo de chuva ou de qualquer espécie, fato este que não dara direito a reembolso aos participantes. Caso a prova tenha começado e por motivos adversos ser cancelada, não existirá reembolso.

2 – O valor de cada inscrição de participação será de R$ 80,00 (oitenta reais) antecipadamente até o dia 15 de maio e de R$ 100,00 (cem reais) para inscrições após essa data. Este valor inclui a inscrição do veículo, 1 (um) condutor (Piloto), 1 (um) acompanhante, 1 (carro) de apoio, que não poderá ficar na área de boxes, somente no estacionamento.

3 – Para participar da DESAFIO SP o participante deverá ser maior de 18 (dezoito anos) e estar devidamente habilitado. (a apresentação da CNH será obrigatória no ato da inscrição)

4 – O participante deverá efetuar inscrição junto à local a ser definido, onde apresentará sua CNH e documento de porte obrigatório do veiculo a ser inscrito, onde também preencherá termo de compromisso e responsabilidade. Cada participante receberá uma pulseira de identificação que deverá ser usada durante todo o tempo em que estiver participando do evento, pois a pulseira será seu acesso ao mesmo. O número de veículos admitidos será de 100 carros.

5 - Serão fixados adesivos de tamanho padrão dos patrocinadores nos carros inscritos, para valorizar os patrocinadores.

6 – O veículo do participante passará por uma vistoria de segurança, no momento da inscrição. Esta vistoria irá verificar os seguintes itens:

a) – O veículo deverá estar com o cinto de segurança em boas condições e este deverá ter no mínimo três pontos de fixação.

b) – O banco do motorista deve estar em boas condições e com boa fixação.

c) – Os pneus devem estar em boas condições, e devem ter um sulco mínimo de 2mm na parte mais baixa, caso não sejam do tipo slick

d) – suspensão, freios e rodas, também devem estar em ótimas condições, assim como a estrutura geral do carro.

e) - É obrigatório o uso de capacete fechado, homologado pelo INMETRO e dentro do prazo de validade;

f) - É proibido o uso de capacete aberto;

g) - Os pilotos deverão trajar no mínimo calça comprida, calçado fechado e camiseta de manga.

h) - É RECOMENDADO a instalação de um reservatório de óleo ligado ao respiro do motor;

i) - ADENDO DE SEGURANÇA - Devido a prova ser realizada no período noturno, será obrigatório a utilização de BANDEIJÃO de óleo.

j) - Nos carros conversíveis, é obrigatória a presença do “arco de proteção” atrás do banco do piloto;

O chefe de vistoria pode recusar qualquer veículo que julgue não ter condições de segurança para participar do evento. NÃO HAVERÁ REEMBOLSO DE INSCRIÇÃO CASO O CARRO SEJA DESCLASSIFICADO.

7 – Dentro da área destinada aos veículos inscritos, só serão admitidos os veículos que estiverem participando da prova. Os participantes serão responsáveis por seus veículos e pertences, a organização não se responsabilizará por danos ou furtos dentro das dependências do evento.

8 – Os pilotos, para entrarem na pista, deverão estar usando capacete fechado, calça comprida e tênis de amarrar.

9 – Os veículos deverão andar em velocidade reduzida na área de Box, nem praticar qualquer tipo de manobra. É terminantemente proibido continuar acelerando o veiculo após sua passagem pela foto célula dos 201 metros. Qualquer desrespeito a essas regras acarretará a desclassificação do participante.

10 – O acesso a pista somente será permitido no momento do alinhamento. Será terminantemente proibido a permanência de pessoas na área da pista. Pilotos e acompanhantes de sua equipe que burlarem essa regra serão sumariamente desclassificados.

11 – Não será permitido acompanhante durante o procedimento de largadas. Somente o motorista poderá entrar na pista conduzindo o veículo.

12 - Pilotos que forem pegos consumindo ou demostrarem sinais de consumo de bebidas alcoólicas, seja por via de equipamento, ou flagrado por equipe da organização, serão desclassificados imediatamente;

13 – Qualquer atitude do participante que cause transtorno ou prejudique o bom andamento do evento, será punido com a exclusão do participante do evento e o mesmo será convidado a se retirar da área do evento.

14 – O participante, no momento da assinatura da ficha de inscrição, declara estar ciente que a atividade que desempenhará nas dependências do evento, constituem prática de risco, inclusive de morte isentando por completo seus organizadores.

PROVA

Categorias:

7.500 a 8.499
8.500 a 9.499
9.500 a 10.499
acima de 10.500 - não participa de premiação.

Cada carro fará 3 puxadas classificatórias, onde seu tempo será somado e feito a média que definirá em qual categoria andará. Ex.: Puxada 1= 8,657 - puxada 2= 8,544 e puxada 3= 8,333. Soma das 3 puxadas, divididas por 3 = 8.511. O piloto então andará na categoria de 8.500 até 9.499, devidamente identificado no parabrisa do carro. Só puxará com carros da mesma categoria, no sistema mata-mata, um piloto eliminando o outro. Caso o piloto baixe seu tempo de categoria, a puxada continuará válida, mas na próxima puxada, será obrigado a correr na categoria imediata de tempo abaixo da sua, nesse caso, a de 7.500 até 8.499. Piloto classificado na 9,5, andará na 8,5, e assim por diante. Isso evitará trapaças nas classificatórias.

Regra de queima

Caso dois competidores queimem a largada, a vitória será dada para quem queimou por último, sendo que o mesmo continuará na competição. O objetivo é evitar ao máximo o  "by run", carro subindo a pista sozinho.

Regra dos ímpares

Caso a classe de tempo seja formada por uma quantidade ímpar de carros, o carro que ficou com o pior tempo nas classificatórias será eliminado e não participará das eliminatórias.

Regra das quebras

Caso dois competidores quebrem ao mesmo tempo, durante a fase eliminatória, durante a puxada, e não consigam passar pela fotocélula final, os carros terão 10 minutos para conserto, sem perder, desde que não saiam da pista. Após esse período, os carros devem fazer novamente alinhamento e largarem novamente. Caso o tempo de 10 minutos acabe, ambos estão desclassificados e a direção de prova decidirá qual atitude tomar. Caso somente um carro consiga funcionar, e ele alinhar, largar e passar a fotocélula, ele será o vencedor da puxada e continuará na competição. Essa regra é válida para casos de PEQUENAS QUEBRAS, utilizando o bom senso e a avaliação do diretor de prova.


Premiação

R$ 300,00 primeiro colocado de categoria
R$ 200,00 segundo colocado de categoria
R$ 100,00 terceiro colocado de categoria

ALTERAÇÃO - Obs: para haver premiação, é necessário que tenham o mínimo de 16 carros andando na categoria.

Brinde para melhor reação - Inscrição para próxima etapa da OPPAR


Cronograma:

Abertura da pista: 12h
Início de treinos livres: 12:30h
Término treinos livres: 15:30h

Início das classificatórias: 15:45
Término das Classificatórias: 18:30

Início das puxadas eliminatórias: 18:45

Primeira puxada: carros categoria 7.5
Primeira puxada: carros categoria 8.5
Primeira puxada: carros categoria 9.5
Primeira puxada: carros categoria 10.5 (se houver)

Assim sucessivamente, até ficarem somente os vencedores.

IMPORTANTE - Haverá bafômetro na pista, e a cada puxada será feito teste. Piloto com nível acima do permitido estará desclassificado. O LIMITE É 1.99 DE TEOR.

Em hipótese alguma a DESAFIO SP reembolsará valores de inscrição para pilotos, andando ou não andando.

Dúvidas: 85*33293

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